"Horas benditas, leves como penas, Horas de fumo e cinza, horas serenas..."_Florbela Espanca. E este será um recanto para um encontro de amigo(a)s, para tomar chá ou café, receitas caseiras em doses de afectos ou outros sabores de boa disposição...ah: e sobre ditos, mitos & ritos...

16/04/2008

...Surpresa !...



" ... and never loose the capacity of wonder! " _ R. W. Emerson












" ... AND NEVER LOOSE THE CAPACITY OF WONDER! "


É, como já dei a conhecer em outro local, um mote seleccionado de entre muitos, mas que goza de uma posição de excepção perante outros aforismos que gosto de ter por companhia e não por arrimo ou enche-boca em momentos vazios de mais-que-dizer...


Em primeiro lugar, só me servem os que ecoam sentidos que brotam do meu cá-de-dentro, baú que sou de bastantes momentos de quase-saber do que falar por conhecimento, quer adquirido, quer aprovado. Por outro lado, porque me acompanha desde os tempos de liceu, em que a mente começava a deixar-se encantar com algo mais do que livros e a sentir-se mais disponível a ver o mundo com a frescura de olhos prontos a aderir a panteismos naturistas, depois de terem sobrevivido incólumes ao lirismo bucólico exemplar de Camões e de seus modelos clássicos. E foi certamente marcante, pois pouco dada a memorizar sem referência afectiva _e fora do contexto do brio estudantil _ foi uma decisão que tomei, emparelhando-a, como mote, com a frase do britânico e platónico Keats :" A thing of beauty is a joy forever ".


E vim a reconhecer que houve momentos bem sombrios em que essas duas frases foram faróis de luz e alerta ante abismos de quase-desesperança...


Leitora - devoradora de ficção, insaciável de vidas por interpostos protagonistas, não sentia qualquer falta de livros de poesia: era, simplesmente, uma ouvinte constante de música/canções, sobretudo em língua estrangeira, facto que catapultava a minha proficiência em francês e inglês a níveis de facilidade inusitada ... quem precisa de ler poesia quando a ouve e a canta, reconhecendo-lhe essa faceta eminentemente musical e prazeirosa?!


E eis-me, finalmente, no portal do tema desta diatribe, assim a modos que perdida, até eu me dar conta, pela primeira vez na minha vida , que seleccionei, como "aditivo" a esta página, e logo sem reservas desde o seu esboço, APENAS música em português!!

E, como não podia deixar de dizer : o que mais se seguirá? _ Pronta para o que vier...



Sem comentários: